Uma pausa nas pesquisas para contar-lhes sobre o evento “Trilha da Independência”, organizado pela ARCCO (Associação Roteiro Caminhos da Corte). A abertura foi nessa última 6ª feira (02/09), na Fazenda São Francisco, dos anfitriões dr. Walton e d. Eliana. O evento foi maravilhoso, contando com exposição dos quadros de Debret sobre o período joanino no Brasil e os primeiros anos do reinado de d. Pedro I, palestras, Hino da Independência tocado ao piano, jantar e sobremesas do século XIX e ainda como lembrancinha o doce entregue no casamento da Princesa Isabel. Tudo perfeito.

Fazenda São Francisco

Os historiadores Jonathan, eu, Glauco Rodrigues e Andréia Marcondes

O que trago de novidade é que fui convidado para ser um dos palestrantes. Após a ótima palestra da historiadora Andréia Marcondes sobre o caminho percorrido por d. Pedro I para proclamar a Independência, foi minha vez de palestrar. Contei algumas das histórias mais pitorescas das viagens de d. Pedro II e da Princesa Isabel pelo Vale do Paraíba. Engraçado reparar que muitas pessoas não conheciam histórias que eu acreditava ser do conhecimento geral.

Valeu muito a oportunidade, pois pude mostrar meu trabalho e principalmente conhecer pessoas que poderão me ajudar nesta pesquisas e em projetos futuros. Gostaria de agradecer, em especial aos proprietários da Fazenda São Francisco (Walton e Eliana) pelo convite e pela oportunidade.

Walton e Eliana

 

Anúncios