Olá amigos,

Nesta última 2ª feira (21/11) estive no SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP) apresentando meu trabalho.

Foi muito bacana! Pude mostrar o que estudei e pesquisei nesse último ano. Este Simpósio na USP atrai pessoas de todas as regiões do país e de diversas instituições, gerando uma troca de informações, visões e pensamentos muito interessante. Acredito que o “sair da caixa” é essencial para qualquer acadêmico, para refrescar as ideias e enxergar além do círculo de teorias em que ele está imerso.

Na mesa que participei estavam mais um aluno da USP, um da Univ. Federal de Juiz de Fora e uma aluna da Unifesp. O professor coordenador da mesa era o Prof. Paulo Cezar Garcez Marins, do Museu Paulista. Abaixo segue a mesa e os temas dos demais palestrantes:

Mesa 33

História do Império (Brasil)

Coordenador(a): Prof(a).  Paulo Cezar Garcez Marins – FFLCH

Local:    Letras  sala: 112  dia: 21/11 das 16h30 às 18h30

1293 – GLAUCO DE SOUZA SANTOS

OS PASSOS DO IMPERADOR: VIAGENS DE D. PEDRO II PELO VALE DO

PARAÍBA COMO FORMA DE LEGITIMAÇÃO DA MONARQUIA (1868-1889)

75 – JOSÉ ROGERIO BEIER

DANIEL PEDRO MULLER E SEU MAPPA CHOROGRAPHICO DA PROVINCIA DE

SÃO PAULO (1835-1842)

2508 – PEDRO HENRIQUE LEÃO COELHO

O SUL DE MINAS DURANTE O SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE SÓCIO-ECONÔMICA

COMPARATIVA.

5007 – TUANNY FOLIENI ANTUNES LANZELLOTTI

A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS: REPRESENTAÇÃO E IDEAIS NO PERÍODO DE

TRANSIÇÃO ENTRE IMPÉRIO E REPÚBLICA (1888-1889)

O mais importante desse Simpósio são os comentários e perguntas do professor ao final. Ano passado já havia participado com outro trabalho e também considerei o final a parte mais enriquecedora. As posições e questionamentos fazem você aprimorar seu trabalho e enxergar pontos de vista até então não vistos. Houve dessa vez também um debate entre os participantes, questionando e levantando algumas hipóteses sobre os 4 trabalhos.

Minha apresentação foi bem recebida e o tema do meu trabalho foi elogiado pelo professor Paulo Garcez que o considerou “extremamente muito interessante”, pois se trata de um recorte temático que até então ele não havia conhecido em nenhum outro estudo. Mesmo assim, particularmente, eu considero que há alguns pontos da apresentação que devem ser melhorados para a Banca da minha monografia.

Anúncios